Extraordinário - R J Palacio





Páginas: 318 
Editora: Intrínseca 
Autor(a): R J Palacio 
Classificação: 5 Recomendo!




Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

Oi gente hoje vim falar sobre o livro Extraordinário. Espero que vocês gostem.


"R.J. Palacio estava em uma sorveteria, acompanhada de seus dois filhos, quando se aproximou de uma menina com uma grave deformidade facial. Assustado, o mais novo, de 3 anos, começou a chorar bem alto e o de 10 pareceu alarmado. Rapidamente, ela tirou os meninos de perto - não por eles, mas para não magoar a garotinha. A autora nunca mais voltou a vê-la, mas não conseguiu parar de refletir sobre o ocorrido. “Eu comecei a pensar em como devia ser a vida para aquela família, para aquela menina.” Aquela situação provavelmente se repetia dezenas de vezes por dia. Centenas, talvez. E o que ela poderia ensinar aos seus filhos para que eles pudessem entender e se portar melhor da próxima vez? Para espalhar a mensagem sobre a importância da compaixão, aceitação e gentileza, a autora iniciou uma campanha anti-bullying no site www.choosekind.tumblr.com, da qual milhares de crianças já participaram."  (Fonte: Intrínseca)

O livro conta a história de August Pullman, um garoto de dez anos que tem uma doença super rara, que fez com que o seu rosto ficasse deformado. Felizmente Auggie é de uma família extremamente amorosa que o vê como ele é por dentro, e que não se importam com a sua aparência. 
Ele nunca frequentou uma escola por causa de sua doença e não saía em  lugares públicos, mas tudo muda quando sua mãe resolve lhe convencer que ele já está preparado para ir à escola. No começo August recusa sem nem pensar, mas no final das contas ele aceita.
August está totalmente apavorado porque ele sabe como as crianças vão reagir quando vê-lo. Ele consegue sentir todos os olhares apavorados e de curiosidade em cima dele.
Minha mente gira com isso, mas então surgem pensamentos mais suaves, como um terceiro violino em uma sinfonia de cordas. Não, não é tudo um acaso. Se fosse, o universo nos abandonaria à própria sorte. E o universo não faz isso. Ele cuida das suas criações mais frágeis de formas que não vemos. Como com pais que amam cegamente. E uma irmã mais velha que se sente culpada por ser humana com relação a você. E um garotinho de voz grave que perdeu dois amigos por sua causa. E até uma garota de cabelo rosa que carrega sua foto na carteira. Talvez seja uma loteria, mas o universo deixa tudo certo no final. O universo cuida de todos os seus pássaros.
Ao longo do livro acompanhamos as evoluções de August e das pessoas que estão em sua volta, como ele lida com determinadas situações e como ele consegue conquistar as pessoas apenas com o seu jeito de ser.
O final do livro é emocionante. 
August é simplesmente... EXTRAORDINÁRIO.
Me surpreendi com o modo que ele trata as coisas e o tanto que ele é compreensível e forte.
Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo. -Auggie 


O livro é narrado pelo ponto de vista de vários personagens: August, Via(sua irmã), Jack, Miranda e Justin.
Super recomendo esse livro!

Enfim hoje foi isso. Vocês já leram? O que acharam ?

Obs: Era só no meu que no capítulo do Justin as letras estavam todas em minúsculo?! Fiquei incomodada lendo essa parte. rs





6 comentários:

  1. esse livro é PERFEEEEITOOO!!! x-)

    olha, te indiquei em uma tag no meu blog:
    http://entree-virgulas.blogspot.com.br/2013/06/tag-1-arco-iris.html
    beeijos! :)

    ResponderExcluir
  2. Aii já quis chorar só lendo sua resenha! NECESSITO desse livro já! *o*
    A história parece ser linda *----*
    Parabéns pela resenha ;)

    Beeeijos ;*
    http://literarioecultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler esse livro! Tanto é que já estou até participando da promoção!
    Tem uma tag no meu blog para ti. Beijinhos,
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii, amei a resenha, já li esse livro e ele é muito bom mesmo. Também fiquei incomodada na parte do Justin... Nem uma letrinha maiúscula...
    Beijos e gostei muito do blog,
    Iza
    do-jeito-dela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiiii

    Fui a ganhadora do sorteio desse livro!

    Mandei um e-mail essa semana solicitando o código rastreador dos correios, pois me parece que enviaram o livro lá pelo dia 28/6 e até hj não chegou...

    Poderia ver se recebeu meu e-mail?

    Beijokinhas!

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa. Gostei demais desse livro, faz jus ao título sem tirar nem pôr. A autora tem uma habilidade de nos envolver com o enredo de forma incrível. Verdade que a parte do Justin é desse jeito mesmo, foi o único ponto que me incomodou. Ps - Adorei saber como a R.J. teve a inspiração para criar o livro. Um abraço, De Frente com os Livros

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá.