Capitães Da Areia - Jorge Amado

Páginas: 283 
Editora: Cia Das Letras 
Autor(a): Jorge Amando
Classificação: 5 Super Recomendo






Sinopse: O livro torna o leitor íntimo das pequenas criaturas, cada uma delas com suas carências e ambições - do líder Pedro Bala ao religioso Pirulito, do ressentido e cruel Sem-Pernas ao aprendiz de cafetão Gato, do sensato Professor ao rústico sertanejo Volta Seca. Com a força de sua prosa, Jorge Amado aproxima o leitor desses garotos e do desejo de liberdade.
Capitães da areia é o livro de Jorge Amado mais vendido no mundo inteiro, e um clássico da literatura brasileira. 

Quando este livro foi lançado causou muito alvoroço por toda a sociedade, alguns exemplares foram queimados, pois mostrava a vida de meninos marginalizados, sem casa que roubavam para sobreviver que viviam em um cais na cidade de Salvador.

Os Capitães Da Areia é um grupo de meninos de rua que moram em Salvador, são meninos desprovidos de amparo social, de pais, de amor e de alguém que lhe dê atenção e tudo que uma criança precisa. Sem ninguém eles acabam virando malandros e roubando as pessoas. Neste livro Jorge Amado consegue escrever como cada menino de rua tem um sentimento diferente sobre o mundo e como cada menino vê e aprende tão cedo como ele é de verdade. A única pessoa que eles tem é um Padre que tenta ajudá-los, mas não podia fazer muito, pois eram poucos os meninos que seguiam seus conselhos.

O livro nos torna intimo de cada necessidade desses meninos que nada tem. Entre os personagens mais marcantes temos o seu Líder Pedro Bala que se apaixona por uma menina no decorrer do livro, tem o religioso Pirulito que segue a carreira de Padre, também temos o pior entre eles o Sem Pernas que acaba morrendo no final do livro entre outros,que nos mostra todo desejo de liberdade e toda necessidade que estes meninos tem.

Este é um dos melhores livros que eu já li, toda a história é muito envolvente, eu fui cativada por cada historia destes meninos, quando cheguei na metade do livro eu não queria parar mais. Jorge Amado é um dos meus escritores brasileiros preferidos ele me encanta da forma como ele escreve, quando começo a ler um livro dele não consigo parar, se você quiser ler algo de um autor que escreva verdadeiramente sobre tudo leia Jorge Amado ele é maravilhoso.

“Pedro Bala se deitou na areia e mesmo de olhos fechados via Dora. Sentiu quando ela chegou e deitou a seu lado. Disse:
— Tu agora é minha noiva. Um dia a gente se casa.
Continuou de olhos fechados. Ela disse baixinho:
— Tu é meu noivo.
Mesmo não sabendo que era amor, sentiam que era bom.— Tu agora é minha noiva. Um dia a gente se casa.Continuou de olhos fechados. Ela disse baixinho:— Tu é meu noivo.Mesmo não sabendo que era amor, sentiam que era bom.”

1 comentários:

  1. *--------*
    Jorge Amado xDDD
    Eu curto pra caramba esse livro e também o único que li dele por enquanto T.T
    Quero muito ler os outros livros dele, pois são muito bem comentados xDDD
    ótima resenha ^^

    http://www.umomt.com/

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá.