A Cidade do sol- Khaled Hosseini











Páginas: 368
Editora: Nova Fronteira
Autor(a): Khaled Hosseini 
Classificação: 5 Recomendo!!





Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rasheed, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela História, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a História continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.



Olá, pessoal desculpe mas não tive tempo para postar semana passada.
Então vamos lá.
Esse livro com certeza é extremamente comovente e o que eu mais chorei lendo. Ele conta a historia de duas mulheres com vidas totalmente diferentes e que em determinado momento acabam se cruzando.

O livro começa contando a historia de Mariam, que teve uma infância muito difícil, ela era uma filha de um caso que seu pai tinha tido com a empregada, Mariam sempre viveu a vida sendo maltratada e não via motivos para lutar por nada.

Com aquelas mãos vigorosas, ele agarrou o seu rosto. Meteu dois dedos em sua boca, obrigando-a a abri-la, e enfiou ali aquelas pedrinhas duras e frias. Mariam tentou lutar contra aquilo, mas ele continuou a enfiar as pedrinhas em sua boca com o lábio superior erguido num sorriso de desdém.
Depois o livro muda para a história de Laila que só tem 14 anos e tem uma vida livre, e mora na rua de cima da casa de Mariam. 
As duas tem histórias de vidas bem distintas até que em um certo momento elas se cruzam durante a guerra do Afeganistão, e passam a viver como melhores amigas e vendo que se elas não se ajudarem não conseguirão viver naquele lugar.

E foi embora deixando Mariam cuspindo pedras, sangue e pedaços de dois molares quebrados.
 
Eu adoro este escritor Khaled Hosseini, eu já li o outro romance dele o Caçador Pipas e é maravilhoso, mas em A Cidade do Sol ele se superou, é um livro espetacular, ele nos mostra como é o Afeganistão de verdade e neste livro ele fala mais do Talibã e toda a questão política do país o que deixa o livro melhor ainda, ele consegue fazer com qua a vida dessas duas mulheres se cruzem de uma forma espetacular, e juntas elas vão aprender como a vida é dura e passarão esse ensinamento para o leitor.

Daquela noite em diante, Mariam e Laila passaram a fazer juntas as tarefas domésticas. Sentavam-se na cozinha e preparavam massa de pão, cortavam cebolinhas verdes, fatiavam alho e, enquanto isso, davam pedacinhos de pepino para Aziza, que ficava ali perto, batendo colheres e brincando com cenouras. Se estavam no quintal, deixavam a menininha deitada num berço de vime, com camadas e mais camadas de roupas e um cachecol de lã enrolado no pescoço. 

3 comentários:

  1. Já li o caçador de pipas e adorei! Esse está na minha lista há um tempo, mas ainda não peguei para ler. ;/ Mas com certeza é tão bom quanto outro *-*

    Beeeijos ;*
    http://literarioecultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, agora fiquei com vontade de ler este livro. :)

    Beijos.

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Adália Sá.